quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Vendedores

Imensos. E vendem de tudo: fichas triplas, DVDs, vassouras, carregamentos para o telemóvel, batiks, esculturas em madeira. Vendem rebuçados, frutas e flores. Correm atrás de nós para tentar vender, pedem esmola. Estacionam carros, limpam pára-brisas. Sentam-se nas esquinas a pedir e a vender. Hoje parámos junto de um grande estendal de batiks e vieram logo 4 homens a correr na nossa direcção. Que técnica de venda… Em vez de comprarmos quase fugimos!
Aqui há de facto muita gente. Gente à espera do chapa, dentro do chapa, a pé nas ruas, de carro nas estradas. Os garotinhos brincam nos esgotos que circundam a rotunda grande onde passamos todos os dias (não me lembro do nome); brincam e tomam banho naquela imundice! Um dia destes vimos um homem na beira da estrada entre Maputo e a Matola acocorado a fazer as suas necessidades (sólidas…). Às vezes vêem-se pobres a remexer no lixo que voa para a rotunda.
Mas Maputo não é só isto. Nota-se que já foi uma grande cidade, moderna e bela. Está maltratada pelo tempo, não tanto pelas pessoas. Por essas foi apenas negligenciada. Os passeios e as estradas estão esburacados, e nestes dias de chuva algumas zonas ficam caóticas. A tinta das paredes dos prédios está escura e descascada. Mas ainda existem edifícios bem tratados, como o Hotel Polana (onde fomos hoje), e locais de lazer bem bonitos e coloridos, como o Jardim dos Namorados. A vista sobre a baía é também muito bonita. Maputo conserva, na minha opinião, “qualquer coisa”… Aquela beleza africana duma cidade um tanto esquecida mas bem viva, poeirenta de terra avermelhada…! :)

Parabéns para ti, hoje! Quem me dera estar contigo.

6 comentários:

Thinky_girl disse...

Oleeee! Eu mandei sms para o outro telemovel! Bem tentei avisar, mas não consegui! Foste das primeiras pessoas a quem tentei avisar, mas não consegui! São dois meninos muito saudáveis, grandes com 2,855kgs e 2,835kgs. São muito, muito lindos. No meu hi5 encontras fotos deles no seu primeiro dia de vida. Nasceram às 22.35 e 22.37 do dia 9 de Novembro! São adoráveis! É impossivel olhar para eles e não gostar logo deles! São lindos, lindos, lindos (fala a tia toda babadinha)!

Estarei sempre a par do que postares no teu blog! Sê bem vinda ao mundo da blogosfera!!

(o homem a fazer necessidades solidas é que era desnecessário!! =D )

Bjokinhas muito grandes e muita, muita sorte!!!

Adoro-te, amiga grande*******

Anónimo disse...

Sim senhor, homens a fazer necessidades no meio da rua, buracos, pinturas gastas...bem vinda ao fim do mundo ou, se preferires, ao cu de Judas!! Estou a brincar, isto sou eu com dor de cotovelo porque ainda não tive uma experiência espectacular como irás ter! Não te esqueças disso! Virás uma pessoa muito mais enriquecida! Saudaditas, Juju! AILÓBIÚ!

Anónimo disse...

Ah! E já agora compra uma bateria para o telemóvel a um desses vendedores, que a minha está viciada! Lol...

Fabituh disse...

Homem a fazer necessidades solidas em Moçambique??Isso tem outro nome que é: Preto a cagar no mato!E se tiveste oportunidade de o ver nessa posição, também já viste a tua primeira mamba negra!heeh

abraço amiga

Anónimo disse...

Olá Ju! Que saudades já!... Tenho a certeza que esta experiência te vai enriquecer muito e verás a vida de uma forma diferente! A ideia do blog é muito boa e sempre que puderes vai dando notícias! A Ziza falou de comercializares camarão mas eu axo que os diamantes dão mais…=p Um beijinho grande para a carneirinha que nos trocou por ovelhas negras=p

Vanessa

Anónimo disse...

Qualquer dia já estas a fazer visitas guiadas a turistas ou ent a vender bugigangas na rua a fazer concorrência aos outros bacanos. E então por aí também há chineses? E a comida é boa. Se quiseres posso guardar os brindes do happy meal para ti, os hamburgueres é k não :)
mts bjitos amiga do coração

Eu,Marisa eheheh